Jornal da Praceta

Fundado em 2001


Informação sobre a freguesia de Alvalade

(Alvalade, Campo Grande e São João de Brito)  

 

Entrada

.
 

 Zona da antiga Junta de Freguesia de Alvalade

 

  Mais um conflito desnecessário: a construção de um parque de estacionamento na Rua António Ferreira, no Bairro de São Miguel, para 102 automóveis. O parque da responsabilidade da CML  ficará junto a uma escola do 1º. ciclo, e irá destruir parte de um jardim público. Mais

 

 
  Recolha Selectiva de Lixo: O novo sistema, iniciado em Abril de 2011, mostrou que é mais adequado que o anterior para efectuar uma recolha selectiva do lixo. Mais

 

 
 

 

Sabia que a zona da antiga freguesia de Alvalade é a mais envelhecida da cidade de Lisboa?

 

 
 

Grafite: Vandalismo ou Expressão Artística?

Grafite. Av. Roma (Freg. Campo Grande)

 

 
 

Grafite. Av. EUA (Freg. Alvalade)

 

 

 

A Greve da Igreja do Rato passou por aqui

Um caso que abalou a ditadura

 

 

Quinta dos Lagares d`El-Rei 

 

Imagens do Bairro

.

 

Estação de Comboios da Avenida de Roma 

Imagem da nova Estação de Comboios na Avenida de Roma (Novembro de 2003).

Embora tenha sido  concebida para ter ligação ao metro, a verdade é que a mesma não funciona.

A construção desta estação pela REFER  foi marcada pela mais completa impunidade. O Jardim da Avenida Frei Miguel Contreiras  foi completamente vandalizado. Em toda a zona onde a obra decorreu derrubaram-se árvores, destruíram-se passeios, esburacaram-se ruas, etc, etc..

Apesar de todos o protestos dos moradores e da própria Junta de Freguesia, nunca esta empresa pública  se dignou prestar qualquer   esclarecimento

 

.o

O projecto da estação não teve em conta a zona envolvente, como resultado os moradores das ruas adjacentes à mesma, num momento para o outro passaram a viver numa zona inóspida e propícia a assaltos. 

.

 
 

 

Obras dos arquitectos Henrique Albino e Ruy Jervis Athouguia e do escultor  Soares Branco no Bairro de Alvalade: um património ignorado !

Henrique Albino . Ruy Athouguia  .   Soares Branco

 

 

 

Uma Instituição a apoiar: Obra O Nazareno

 

Bibliotecas: Biblioteca Municipal de Alvalade

 

Escolas Públicas: Esc.Básica nº.101,Esc.Básica nº.24

 

Teatros: Teatro Municipal Maria Matos

 

Colectividades: Casa do Concelho de Tomar , Grupo Dramático Ramiro José, Assoc. Juventude de Alvalade-Falcões de S.Miguel, Real Clube "Os Dragões".

 

A Descobrir em Alvalade:

Chafariz de Entrecampos

Bairro das Estacas

Complexo Paroquial de Santa Joana Princesa

Quinta dos Lagares d`El-Rei

 

 

 

Arquivo Histórico da Antiga Junta de Freguesia de Alvalade

(1959-2013)

.

   

Uma Junta de Freguesia Exemplar (?)

Entre as três juntas de freguesia que hoje constitui a nova Junta de Freguesia de Alvalade, a antiga junta com o mesmo nome da atual, era um caso típico de irrelevância na gestão autárquica. A esmagadora  maioria dos fregueses nem sequer sabia onde a mesma ficava, nem tinha conhecimento de alguma atividade que tivesse realizado.

 Dir-se-á que o caso nada tinha de especial: a maioria das 53 juntas de freguesia de Lisboa, que existiam antes de 2014, em nada se distinguiam da antiga junta de freguesia de Alvalade, a mesma era neste aspecto um excelente exemplo da necessidade de as extinguir.

 
 

.

 

.

Breves da antiga Junta de Freguesia de Alvalade

 
 

Arruamentos: Relação

 

População: Dados Estatísticos

 

Guia do Bairro: Informações Úteis

 

Símbolos::Orago, brasão e bandeira

A Nova Sede

Desde o dia 28 de Abril de 2003, que a junta de Freguesia de Alvalade deixou a acanhadas instalações em Entrecampos e se mudou para a Rua Teixeira de Pascoais, junto à Biblioteca Municipal de Alvalade. As novas instalações embora muito melhores que as anteriores, continuam a ser provisórias. Os moradores esperam que a Câmara Municipal de Lisboa se resolva a construir, neste mesmo local, a futura sede da Junta. Mais

 

  Espaço Multifuncional

As antigas instalações da antiga Junta de Freguesia de Alvalade, na Rua de Entre Campos nº. 64-A foram transformadas num espaço multifuncional. Neste espaço desde 12 de Abril de 2011, de acordo com a propaganda oficial,  pode aceder à Internet, ler os jornais do dia, conversar, etc. 

Crítica: Este espaço não tem horário de funcionamento, tanto pode estar aberto, como fechado. Nunca o conseguimos ver aberto...

 
 

Desonestidade Intelectual 

A antiga Junta de Freguesia de Alvalade editou em 2003 uma monografia desta Freguesia que se inspira, adapta e plagia textos do Jornal da Praceta sem nunca citar a fonte ou sequer a referir em algum lugar. 

O autor desta  obra de compilação de textos alheios - Paulo Fernando M. Figueiredo - chega ao ponto de aconselhar um "Percurso pela  Freguesia e Arredores" (páginas 67-68) retirado integralmente do nosso Jornal, mas que mal passa por locais da Freguesia de Alvalade. O roteiro destinava-se às Freguesias do Campo Grande e S.João de Brito, mas o nosso "autor" revelando desconhecer a  Freguesia que "estudou" nem sequer se deu conta do facto. É obra! Dos que financiaram esta obra com dinheiros públicos é melhor nem falar... 

 

 
 

Derrocada de edifício na Freguesia de Alvalade (2002)

Um caso que deu que pensar sobre o rumo que a gestão da cidade havia seguido.

 

 

Foto de Isabel Duarte. Divulgação: Lisboa-Abandonada

Lisboa, no dia 5 de Janeiro de 2002, mais um edifício entra em derrocada, desta vez, felizmente que não se registaram danos pessoais. Pela cidade são  milhares de prédios que se encontram em idênticas condições, e que ameaçam ruir a qualquer momento. 

A situação está amplamente documentada no site Lisboa-Abandonada (www.lisboa-abandonada.net). A incúria e o laxismo dos serviços camarários ligados à reabilitação urbana é também conhecida. Nestas eleições autárquicas a questão esteve no centro dos debates.

Era o "Calcanhar de Aquiles" de João Soares e da sua equipa. Santana Lopes mostrou num cartaz, o estado deste edificio, para ilustrar o que não deixaria que na cidade acontecesse. É por isso que as atenções se voltarem para Santana Lopes que prometera fazer da reabilitação urbana a sua prioridade. Tudo não passou de propaganda.

 

 
 

Espaços ajardinados ao abandono na Freguesia de S. João de Brito

Apesar de estarmos num bairro consolidado, onde os espaços ajardinados  estão há muito delimitados, a verdade é que a incúria da CML e o alheamento da Junta de Freguesia contribuíram para a sua total degradação. Os protestos dos moradores ainda não tiveram qualquer eco. Mais

 
    

Eleições Intercalares de 15 de Julho de 2007 (antiga Freguesia de Alvalade)

candidatos  e programas

 

Eleições Autárquicas 2005 (antiga Freguesia de Alvalade)

No dia 9 de Outubro de 2005, os moradores da Freguesia de Alvalade foram às urnas. Cada voto representou uma escolha, mas também o resultado de uma avaliação das propostas dos diferentes candidatos. Para a actual Junta de Freguesia, eleita em 2001, representou a  avaliação pública do seu trabalho. A Junta desde há muito ligada ao PSD apresentou os resultados de quatro anos de trabalho, sendo de destacar as seguintes realizações : 1. Edição de uma História da Freguesia, copiada do Jornal da Praceta; 2. Mudança de instalações de Entrecampos, para um espaço improvisado na Escola do 1º. Ciclo Teixeira de Pascoaes; 3. Edição de alguns boletins da freguesia.  

Os moradores desta freguesia gostariam de ver muitos dos seus problemas resolvidos, tais  como: aumento da insegurança e criminalidade, falta de limpeza das ruas, transito e estacionamento caótico, aumento da poluição sonora e atmosférica, destruição dos pequenos jardins do Bairro, descaracterização da excelentes edifícios no bairro devido á proliferação de marquises e construções abarracadas, etc. A verdade é que estes problemas foram ignorados pelo anterior executivo da Junta de Freguesia. Apesar disto, os eleitores continuaram a dar a maior dos votos ao PSD. Qual a admiração?  Em Felgueiras, a maioria absoluta  também não foi dada a uma candidata a contas com a justiça ?  

Candidatos e Programas

Eleições Autárquicas de 2001 (antiga Freguesia de Alvalade)

Candidatos e Programas.

 

 
   





 

Editorial

1ª. Página

História local
Guia do Lazer
Quiosque
Alvalade
Campo Grande
S. João de Brito
  CML
  Lisboa
   
   
  Alvalade
.  
  Comércio
  Serviços
  Restauração
  Instituições
  Av. Roma
  Transito
  Ambiente
  Segurança
  Casos
   
  .
  .
  .
  Proteste !

Faça aqui ouvir a sua voz

  .

 

 

Onde Estamos ?

 

Descubra as Novidades nas Diferentes Secções 

Nove contos originais estão à sua espera no Jardim Infantil



 

 

 


Um olhar diferente sobre uma cidade única

VIVA LISBOA

 

 

Para nos contactarjornalpraceta@sapo.pt